Dra. Letícia Taufer | Medicina Personalizada para cada Mulher

Laser Ginecológico

Laser Ginecológico

Laser em Ginecologia
As indicações do laser em ginecologia estão bem estabelecidas e a cada dia identificam-se novas indicações para a sua utilização. O procedimento tem sido chamado de rejuvenescimento íntimo com laser, laser vaginal ou laser íntimo. O laser ginecológico consegue recuperar a elasticidade, a espessura e a umidade vaginal ao estimular a produção local de colágeno, podendo ser uma alternativa ao uso de cremes hormonais. O tratamento a laser é realizado ambulatorialmente, é praticamente indolor e tem um alto índice de satisfação entre as pacientes.


Indicações do Laser Genital

O laser ginecológico pode ser utilizado em casos de síndrome urogenital, atrofia genital, ressecamento vaginal, frouxidão vaginal, e/ou vulvar, incontinência urinária, clareamento vulvar, pacientes após tratamento de câncer de mama (que tem contraindicação ao uso de hormônios), líquen escleroso, cirurgias minimamente invasivas como a ninfoplastia a laser e a retirada de condilomas genitais causados pelo vírus do HPV na vulva ou vagina.

 

Como funcionam as sessões de laserterapia?
Cada sessão dura em torno de 20 minutos a 30 minutos.
Geralmente, são necessárias 3 sessões de laser com intervalo mínimo de 30 dias entre elas para um tratamento completo.
Entretanto, seus benefícios já costumam ser notados após a primeira sessão. O pico do colágeno acontece por volta de 21 dias após a sessão, por isso seus benefícios são mais percebidos após esse período.

 

Tipos de Laser

Os dois principais tipos de tipos de laser que podem ser empregados em ginecologia, são o laser Erbium e o laser de CO2.
O laser de CO2 deve ser manipulado por médicos treinados, pois sua ação é mais intensa que o de Erbium, por ser ablativo. A maior parte dos estudos científicos foram realizado com o laser de CO2, tendo ele portanto sua eficácia e segurança já comprovada cientificamente.
O laser Erbium é não ablativo, tem os mesmos resultados do laser de CO2, porém não tem tantos estudos publicados.
A dra Leticia trabalha com o laser de CO2 desde 2018, tendo grande experiência com a técnica de aplicação e ótimos resultados.

 

Resultados
É relatada pelas nossas pacientes uma melhora nos sintomas em 85% das vezes, sendo que os efeitos podem durar até 1 ano e meio. Sendo necessária apenas 1 sessão anual de manutenção após.
Os resultados após o tratamento com o laser CO2 fracionado são vários, entre eles estão: melhora do ressecamento vaginal, melhora da dor e ardor durante a relação sexual, aumento da elasticidade da parede, normalização do PH vaginal com melhora das secreções, diminuição das cistites de repetição, melhora de alguns casos de incontinência urinária e da disfunção sexual. 

Nos casos de líquen escleroso vulvar pode-se reestabelecer a anatomia da região que foi perdida pela lesão do líquen, melhorando a elasticidade e diminuindo o prurido no local.
A ninfoplastia reduz o tamanho dos pequenos lábios tornando-os simétricos e trazendo mais conforto no uso de roupas apertadas e nas relações sexuais


IMPORTANTE: Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. Agende uma consulta para maiores informações.

Aguarde..